A sigla PSP é comum em alguns contextos bancários, especialmente no caso de uma transação que acaba não sendo finalizada conforme desejado, o que pode gerar dúvidas sobre o significado da sigla.
A sigla PSP se refere a Provedor de Serviços de Pagamento, isto é, se refere ao provedor que age como mediador para a efetivação de determinados pagamentos através de transação bancária.
Assim, o PSP do recebedor se refere, em especial, ao provedor de quem iria receber o valor, o que anuncia que há um erro com a instituição que o permitira receber aquela quantia. Quando um PIX é rejeitado pelo PSP da pessoa para quem iria enviar um valor é comum ter o uso do termo “Pix rejeitado pelo PSP do recebedor”.
Nesse caso, significa que a transação não conseguiu ser devidamente finalizada, demandando ajustes. Por isso, até mesmo uma nova tentativa não deve funcionar, a menos que leve algum tempo para isso.
Se for uma transação urgente, você pode conferir com o recebedor se não há outra conta para o envio do PIX. Além disso, pode entrar em contato com ele para verificar possíveis erros em sua conta onde foi feita a tentativa inicial.
Pix rejeitado pelo PSP do recebedor
Há várias razões pelas quais um PIX pode ser rejeitado. Entre as principais estão as instabilidades que podem ocorrer no sistema das instituições bancárias, especialmente do receptor. Pois, se for na sua instituição será mais comum que não chegue até a área de envio de PIX.
Há negação também pode ser uma tentativa para evitar golpes quando determinada conta já passou por denúncias nesse sentido. Então, confira os dados de quem vai recebê-la. Pode ocorrer ainda por causa do seu limite de pix ou do saldo disponível na conta.