O Pix é um sistema de pagamentos instantâneos lançado em 2020 pelo Banco Central. Desde o seu lançamento ele se tornou uma das modalidades de pagamento favoritas dos brasileiros.
Através dele, o uso do dinheiro em espécie caiu, bem como as transferências bancárias e o cartão de débito. Como funciona 24 horas durante os sete dias da semana, incluindo feriados, o Pix se tornou um grande aliado dos brasileiros.
Por causa do aumento no uso do Pix, algumas empresas e comerciantes ainda aderiram ao parcelamento do Pix. Assim, o cliente deve realizar o pagamento do valor mensalmente através do Pix, conforme determinado na compra.
Observando essa situação, os especialistas começaram a acreditar que o sistema poderá influenciar no uso dos cartões de crédito.
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou há dois anos que acreditava que o cartão de crédito deixaria de existir em algum momento.
Preferência dos brasileiros pelo Pix
Considerando os levantamentos no mercado, o Pix foi responsável por 74% das transações financeiras realizadas no Brasil no ano passado (2023).
Assim, entendendo a preferência dos brasileiros pelo Pix, o Banco Central (BC) acena a criação de inovações na modalidade a partir deste ano, como o pagamento recorrente e o parcelamento de pagamentos realizados através do Pix.
Por meio dessa possibilidade, o Banco Central retira os intermediários das transações parceladas, como as instituições que estão envolvidas na emissão do cartão de crédito, e reduz a oneração nos lojistas.
O BC também estuda outra medida, que é o lançamento do Pix Automático, previsto para ser lançado em outubro deste ano. Através dele, o Pix poderá substituir os boletos utilizados para o pagamento de contas de luz e telefone.