O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) realizou uma nova alteração para beneficiar adolescentes que precisam do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
A partir de agora o INSS vai aceitar apenas um documento para a realização do exame pericial do BPC em menores de 16 anos. Assim, basta apresentar a certidão de nascimento.
Antes, era necessário levar um documento com foto para que os adolescentes com deficiência passassem pela perícia e fossem aprovados, podendo receber a assistência financeira do Governo Federal.
Contudo, esse processo foi facilitado e agora os menores precisam apenas da certidão de nascimento. Atualmente, há 147 mil menores de 16 anos na fila para conseguir o BPC.
O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um auxílio pago mensalmente para a população de baixa renda que atende aos critérios exigidos. Dessa forma, a legislação garante a assistência financeira de um salário mínimo (R$ 1.045) todos os meses para idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência.
Como solicitar o BPC do INSS para adolescentes?
A solicitação do BPC pode ser realizada através do site e aplicativo ‘Meu INSS’. Para isso, é necessário ter o cadastro no Portal Gov.Br, só assim poderá conseguir o acesso em ambas as plataformas. Vale ressaltar que a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) também é obrigatória.
Se deseja pedir o BPC, siga o passo a passo:
- Primeiro, abra o aplicativo Meu INSS;
- Agora, clique em ‘Novo pedido’;
- Selecione a opção ‘Benefício assistencial’;
- Depois, basta escolher o benefício. Nesse caso, o Benefício de Prestação Continuada.
O agendamento da perícia médica e de avaliação social pode ser feito durante a solicitação do BPC, no caso de pessoas com deficiência. Assim, escolha a unidade e a data para a realização dos exames. Após isso, envie os documentos solicitados.
No caso de adolescentes com deficiência, basta enviar a certidão de nascimento. É importante que você anote o número do protocolo para acompanhar o processo.
Caso precise, também pode procurar o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) para solicitar ajuda e informações sobre o BPC e a solicitação do benefício.