Um dos artistas mais conhecidos da Rede Globo, o ator Tony Ramos, revelou que está aposentado, embora continue exercendo a profissão na emissora.
O ator veterano conseguiu o benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) após 37 anos de contribuição, pois começou a trabalhar aos 14 anos. “Eu já sou aposentado pelo INSS. Aposentei-me com 37 anos e 8 meses [de contribuição]”, declarou o ator em 2020.
Apesar da aposentadoria, o ator afirmou que nunca pensou em parar de exercer sua profissão. Segundo ele, a oportunidade de interpretar diversos personagens não vai faltar tão cedo.
Aposentadoria do INSS
Diferentemente do ator, muitas pessoas esperam a aposentadoria com o propósito de parar de trabalhar, contudo, após a Reforma Previdenciária é comum que os segurados do INSS, Instituto Nacional do Seguro Social, tenham dúvidas sobre os critérios e processos para ter acesso aos pagamentos da aposentadoria.
No caso de quem vai conseguir a aposentadoria por idade, é importante saber que, após a Reforma Previdenciária, têm direito ao benefício homens com 65 anos de idade e 240 meses (20 anos) de contribuição.
Agora, no caso das mulheres, é preciso possuir 62 anos e 180 meses (15 anos) de contribuição. Contudo, há uma exceção para os segurados que já estavam no Regime Geral da Previdência Social antes da Reforma, isto é, antes de 12 de novembro de 2019, pois eles entram na regra de transição.
A regra de transição determina que homens devem ter 65 anos de idade e 15 anos de contribuição para ter direito à aposentadoria por idade e, no caso das mulheres, elas devem acrescentar, desde 2020, 6 meses por ano no requisito etário, até chegar em 62 anos de idade.