O programa Bolsa Família atende cidadãos de baixa renda, garantindo o pagamento mínimo de R$ 600 por mês para cada família, além de valores adicionais em alguns casos.
Para ter direito ao benefício é necessário que a renda de cada pessoa da família seja de, no máximo, R$ 218 por mês. Além disso, também é preciso estar inscrito no Cadastro Único e manter os dados corretos e atualizados.
Contudo, caso a família que já está no programa aumente a sua renda mensal, ela pode ter o bloqueio do pagamento. Assim, pode resultar em redução ou até mesmo na suspensão do benefício.
É importante esclarecer que o bloqueio do Bolsa Família não resulta, automaticamente, no corte imediato do benefício para a família. O bloqueio é feito quando há um aumento significativo na renda familiar.
Contudo, se a família aumentar a renda em até meio salário mínimo por pessoa, ela continuará recebendo, mas o pagamento será de 50% do valor do benefício.
Essa redução ocorre por causa da Regra de Proteção, e o beneficiário que conseguiu o aumento na renda pode continuar no programa por mais 24 meses.
Calendário de pagamento do Bolsa Família em abril
- Beneficiários com o final do NIS: 1 – 17 de abril
- Beneficiários com o final do NIS: 2 – 18 de abril
- Beneficiários com o final do NIS: 3 – 19 de abril
- Beneficiários com o final do NIS: 4 – 22 de abril (pagamento antecipado para o dia 20 de abril);
- Beneficiários com o final do NIS: 5 – 23 de abril
- Beneficiários com o final do NIS: 6 – 24 de abril
- Beneficiários com o final do NIS: 7 – 25 de abril
- Beneficiários com o final do NIS: 8 – 26 de abril
- Beneficiários com o final do NIS: 9 – 29 de abril (pagamento antecipado para o dia 27 de abril);
- Beneficiários com o final do NIS: 0 – 30 de abril