O Extrato de Contribuição (CNIS) ou Extrato Previdenciário (CNIS) é o documento que informa todos os vínculos, bem como as remunerações e contribuições previdenciárias, que são encontrados no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).
Você pode verificar 3 (três) tipos de extratos, são eles:
- Ano Civil – que possui informações das contribuições, ano a ano, a partir de 11/2019;
- Relações Previdenciárias – tem informações dos períodos trabalhados e/ou contribuídos;
- Relações Previdenciárias e Remunerações – com informações dos períodos trabalhados e/ou contribuídos e os valores das remunerações.
Qualquer pessoa que possua cadastro no CNIS pode fazer a consulta. O processo para emitir o Extrato de Contribuição (CNIS) pode ser realizado totalmente pela internet, dessa forma, você não precisa ir ao INSS, Instituto Nacional do Seguro Social.
Passo a passo para emitir o extrato de contribuição (CNIS)
Para solicitar o extrato será preciso ter um aparelho conectado com a internet, o processo é simples e rápido. Dessa forma, basta seguir estes três passos:
- Primeiro, entre no Meu INSS (que permite acessar os serviços online da Previdência Social);
- Agora, selecione “Do que você precisa?” e digite “extrato de contribuição”;
- Por último, basta clicar em “Baixar PDF”.
É importante destacar que o documento será gerado automaticamente. Assim, caso tenha feito o pedido através do aplicativo Meu INSS, ou por meio do site Meu INSS, terá o documento imediatamente.
Se precisar de mais informações ou para tirar dúvidas sobre este serviço, entre em contato ligando para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O atendimento está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília).
Como é um serviço do Instituto Nacional do Seguro Social, em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões é importante contactá-lo.