Há muitos mitos em relação ao celular e sua bateria. Por isso, é importante entender o que é verdade e o que não é para saber como preservar a capacidade da bateria, melhorando o desempenho do celular.
É necessário esclarecer que toda bateria de celular sofre uma perda gradual de sua capacidade, o que acontece depois do primeiro ano de uso. Mas é possível adotar alguns hábitos para preservar melhor seu smartphone.
Uma verdade sobre as baterias atuais é que elas não viciam, pois são de íons de lítio. Assim, o antigo problema de “efeito memória” de carregamento foi resolvido com essa tecnologia, o que acabou com as antigas baterias “viciadas” de níquel-cádmio.
Além disso, não é preciso dar uma carga de 8 ou 12 horas quando tirar o celular novo da caixa. Inclusive, a própria Samsung recomenda que a primeira carga do celular seja feita de forma completa, assim, é aconselhável deixar o aparelho carregando por volta de 1 à 2 horas desligado.
É preciso deixar o celular chegar a zero para carregar?
Esse é um mito muito conhecido. Não há problemas em colocar o smartphone para recarregar quando conseguir ou achar necessário. Inclusive, muitos fabricantes indicam que o ciclo completo da bateria, ou seja, o que vai de 100% a zero, seja evitado.
Isso porque os extremos de carga causam estresse no sistema de processamento de dados, alertando para o excesso de energia. Dessa forma, é recomendável deixar a bateria entre 20% e 80%.
Para a bateria carregar mais rápido, você deve ativar o modo avião. Essa função desativa a troca de dados entre smartphone e operadora, assim, ocorre menos gasto energético. Além disso, você também pode fechar aplicativos para ajudar a economizar bateria.