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Quem tem mais de 60 anos perde o plano de saúde? Caso real repercute

Virgínia Lellys
Última atualização: 19/04/2024 16:30
Virgínia Lellys
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3 Min para ler
Imagem da internet
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O caso de uma senhora de 90 anos que teve seu plano de saúde cancelado repercutiu na internet e levantou dúvidas sobre essa possibilidade.

A descoberta ocorreu por causa de uma consulta de rotina com o cardiologista. Nesse momento, a aposentada Stella Tarantino Lima, de 90 anos, foi orientada a marcar uma avaliação com um nefrologista, que é um médico especialista em rins.

Contudo, após a passagem pelo cardiologista, uma das filhas de Stella, a engenheira Marília Tarantino Burger, buscou um nefrologista que estivesse dentro da cobertura da Unimed Nacional, que é o convênio da mãe.

No entanto, ao acessar o portal do cliente no final de março, ela se deparou com a seguinte mensagem: “A Unimed Nacional reitera que o contrato encontra-se em fase de rescisão, tendo sua vigência encerrada em 09/05/2024.”

Considerando as mudanças constantes nos nomes de empresas e nos pacotes de benefícios oferecidos, a aposentada paga o plano de saúde há mais de 30 anos. No momento, o valor da mensalidade é cerca de R$ 3.900,00.

A situação deixou a senhora de 90 anos “frustrada e com medo”, pois pagava pelo serviço há mais de 30 anos.

A outra filha de Stella, a jornalista Mônica Tarantino, decidiu expor a situação nas redes sociais. Ela compartilhou o ocorrido em uma postagem no Linkedin e recebeu mais de 9,5 mil curtidas.

Plano de saúde cancelado

Segundo os números da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a instância do governo responsável por regular o setor que cuida dos planos de saúde, essas rescisões de contrato pelas empresas são relativamente frequentes.

De acordo com uma reportagem publicada no jornal Valor Econômico, nos últimos cinco anos foram mais de 69 mil reclamações relacionadas ao cancelamento unilateral dos planos de saúde. Além desse dado, apenas nos três primeiros meses de 2024, a ANS contabilizou 4,8 mil queixas desse tipo.

No caso da família Tarantino, ela foi surpreendida por uma nova notícia quando a Qualicorp, empresa que administra os planos de saúde, entrou em contato com Mônica no dia 11 de abril e informou que houve um “erro de comunicação”. Dessa forma, o plano de saúde de Stella não havia sido cancelado de fato.

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